segunda-feira, 2 de maio de 2011

Família 2 - Semana 5 - Dv 1


“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn. 2.24)

Quando Deus criou o homem e a mulher, conforme a Sua imagem e semelhança (Gn. 1.26-31), Ele os abençoou e lhes deu uma ordem:” enchei a terra e sujeitai-a”  e está escrito v. 31 “viu Deus  tudo quanto fizera e eis que era muito bom.” No cap. 2, porém,  podemos ver mais detalhadamente a formação da mulher , pois,  partindo de uma constatação Deus disse: “ não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”  (v.18). Auxiliadora quer dizer capaz, competente, adequada...aos olhos de Deus, toda mulher é uma auxiliadora, em fé, na força e no poder do Senhor Jesus Cristo! Creia nisso!
 No v. 24 Ele diz: “ Por isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” São nesses  pontos  que quero chegar,  são muito importantes: deixar e tornar-se. Primeiro ponto: deixar pai e mãe significa não depender mais deles em nenhuma área de nossas vidas. Quem casa quer casa, já diz um ditado popular. Não significa, porém, de maneira nenhuma deixar de visitá-los constantemente, ajudá-los em tudo o que for necessário, de honrá-los...jamais! Tanto o marido como a esposa devem cuidar de seus pais. Esse deixar quer dizer que devemos formar a nossa família à nossa maneira, do nosso jeito e não deixar que as opiniões paternais venham a dividir, a incomodar o casal causando desentendimentos, contendas. Naturalmente, isso muitas vezes pode ser bem mais fácil para os homens e bem mais traumático para as mulheres, por isso, nós esposas devemos observar esse princípio divino e acatá-lo, pois, Deus que nos criou sabe que isso é imprescindível para um bom relacionamento. Há filhas que tudo levam às suas mães deixando-as até mesmo contra os seus genros e isso pode se avolumar de tal maneira e acabar  influenciando no relacionamento do casal, trazendo até mesmo o divórcio. Outro laço pode ser a área financeira. Quando o casal depende dos seus pais financeiramente, podem ocorrer conflitos por se sentirem na obrigação de acatarem uma ordem dos pais. Tem que haver um amadurecimento, uma responsabilidade nessa área. Segundo ponto: tornar-se uma só carne, no original o verbo expressa o sentido de cimentar, ou seja, algo solidificado que não se desprende com facilidade, eu diria só mesmo a poder de marretadas e ainda assim não se extrairia nada inteiro, no seu estado original. Isso é muito sério! Ao nos casarmos nos tornamos uma só pessoa, ou seja, temos que pensar concordemente, cuidar bem um do outro, realizarmos sonhos juntos, termos  profunda comunhão nos sentimentos, desejos, nas metas, na área sexual...Temos que amadurecer no amor, no respeito, na compreensão enfim temos que nos aprofundar na intimidade em todas as áreas de nosso relacionamento! O casamento, a família é algo tão precioso  por Deus que é comparado ao relacionamento de Cristo com  a sua Igreja (Ef. 5.32)!  
Esses são princípios de Deus para o casamento, aquele que se submete, certamente verá cumprida em sua família a promessa de Is. 61.9b “ ...todos quantos os virem os reconhecerão  como família bendita do Senhor
Pra. Aux. Elizabete Cristina Nunes Empke – Indaiatuba, SP – Missão Evangélica O Pão da Vida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário